Dezember 5, 2020

$2.300.000.000 Worth of Bitcoin no Limbo em meio à OKEx Investigation

Os pesquisadores estimam que uma investigação em andamento do „gabinete de segurança pública“ deixou 2,3 bilhões de dólares de Bitcoin (BTC) no OKEx no limbo, uma bolsa de moedas criptográficas com sede em Malta.

As retiradas criptográficas na troca permanecem congeladas e os detalhes oficiais sobre exatamente o que está acontecendo são esparsos. O grupo de mídia chinês Caixin relata que o fundador da OKEx, Xu Mingxing, foi levado pela polícia há pelo menos uma semana. Duas fontes anônimas „próximas à OKEx“ dizem a Caixin que Mingxing é a pessoa em questão. De acordo com uma das fontes, o desaparecimento do Mingxing afeta a retirada dos ativos criptográficos da bolsa.

A OKEx emitiu um comunicado de imprensa sobre o assunto, mas a declaração é leve nos detalhes.

„Um de nossos detentores de chaves privadas está atualmente cooperando com um departamento de segurança pública nas investigações, quando necessário. Temos estado fora de contato com o detentor da chave privada em questão. Como tal, a autorização associada não pôde ser concluída.

De acordo com 8.1 Alteração do Serviço e Interrupção dos Termos de Serviço, a OKEx pode alterar o Serviço e/ou também pode interromper, suspender ou encerrar o serviço a qualquer momento, com ou sem aviso prévio. A fim de agir no melhor interesse dos clientes e prestar um serviço excepcional de longa duração ao cliente, decidimos suspender as retiradas de ativos digitais/moedas criptográficas a partir de [16 de outubro de 2020 às 11h00 (horário de Hong Kong)]“.

A OKEx assegura aos clientes que seus ativos permaneçam seguros e que as „outras funções da bolsa permaneçam normais e estáveis“. O CEO da bolsa, Jay Hao, reitera que a investigação não envolve a OKEx, pois se concentra apenas na questão pessoal de um detentor de chaves privado.

A plataforma analítica em cadeia Glassnode revela que a OKEx detém centenas de milhares de BTC no valor de mais de 2 bilhões de dólares.

„De acordo com nossos dados, cerca de 200.000 BTC (1,1% do fornecimento de bitcoin em circulação) são atualmente mantidos em carteiras da OKEx. Isto é cerca de US$ 2,3 bilhões de BTC armazenados nos cofres da bolsa“.